Apresentação

O XXI Congresso Brasileiro de Ornitologia apresenta uma proposta de integração entre as diferentes áreas de conhecimento da ornitologia brasileira. Para isso vamos desenvolver de forma dinâmica, simpósios, mesas redondas e palestras abordando o tema: “A Ornitologia Brasileira como Ciência”.

O nosso maior objetivo é contribuir para o conhecimento das aves brasileiras, aproximando os ecólogos, os biogeógrafos, os sistematas, os filogeneticistas, os educadores, os observadores de aves e tantas outras especialidades associadas a cultura ornitológica.

Estamos dando especial atenção à inclusão de pesquisadores que estejam desenvolvendo trabalhos inovadores em suas respectivas áreas e com isso proporcionar debates estimulantes aos presentes. Nossa programação seguirá linhas simultâneas em três fóruns paralelos:


Ecologia, Conservação e Comportamento

Evolução, Biogeografia, Morfologia e Sistemática

Licenciamento, Educação, Ciência Cidadã e Observação de Aves


O CBO 21 será sediado no Rio de Janeiro, na PUC-Rio, entre 06 e 12 de dezembro de 2014 e tem o Dr. Marcos André Raposo Ferreira (Taxonomia), Professor Associado I da Universidade Federal do Rio de Janeiro (unidade Museu Nacional) e pesquisador nível 2 do CNPQ como coordenador geral. Uma equipe multidisciplinar ajuda na organização do evento, entre outros estão envolvidos o Dr. Henrique Rajão (Ecologia, PUC-Rio), o Dr. Fábio Raposo do Amaral (genética, UNIFESP), o Dr. Renato Gaban Lima (anatomia, UFAL), o Dr. Guilherme Renzo Rocha Brito (Sistemática, Museu Nacional/FAPERJ) e a Dra. Cristina Y. Miyaki (genética, USP).

A missão será fazer um CBO inovador e inclusivo, com um grande número de especialistas, diversidade de mini-cursos e foco nas discussões conceituais e técnicas sobre tudo o que está se fazendo de melhor com as aves brasileiras.

O tema será "A Ornitologia Brasileira como Ciência", justamente para que possamos tratar de assuntos de todo o território. Para isso, serão ministrados cerca de 18 mini-cursos e 3 fóruns diários simultâneos em áreas distintas da Ornitologia (ex. ecologia, sistemática e ciência cidadã). Ao todo, serão desenvolvidos 21 mesas redondas e simpósios, além de 13 palestras magnas, com a participação de cerca de 60 palestrantes, a maioria dos quais, já confirmados. O principal objetivo do Congresso é o de estimular jovens talentos e promover o desenvolvimento das ciências ornitológicas no Brasil.


Caso queira fazer uma sugestão/crítica, sugerir um simpósio, propor/mediar uma mesa-redonda ou indicar uma palestra interessante, fique livre para entrar em contato pelo e-mail: cbo2014@hotmail.com


Participe e contribua para o crescimento de nossa Ornitologia!